Gab | A rede social da vez?


Gab.ai é uma rede social microblog, no estilo do Twitter, que surgiu em 2016 nos EUA. Nos últimos meses vem ganhando atenção dos brasileiros e tem sido muito comentada na internet.

Promete ser uma rede sem censura, na qual o usuário pode falar livremente o que pensa, e é justamente por isso que vem atraindo tantos adeptos no Brasil, afinal o país passa por um conturbado período eleitoral e as redes sociais mais tradicionais, como Facebook, Twitter, etc, enfrentam os já conhecidos problemas de todas as eleições, como Fake News, contas bloqueadas e/ou excluídas, censura, diminuição de visibilidade de alguns perfis, etc, problemas estes que se intensificam a cada ano.

Cumpre o que promete nesse sentido, é realmente uma rede sem censura e mais aberta que as demais, interessante para questões políticas. Muitos são contra esse tipo de rede social e as mensagens que podem nela conter. Muitos são a favor e defendem essa liberdade. Não cabe à este texto o mérito dessa questão.

O principal objetivo de uma rede social deve ser, acima de tudo, a interação com seus seguidores, conhecidos, amigos, etc. Nesse sentido o Gab ainda é muito pequeno, tem poucos usuários, e acaba não cumprindo efetivamente esse papel.

Pode vir a se tornar uma rede social muito usada futuramente, no entanto, precisa de melhorias. Acessar a rede no site para dispositivos móveis é uma péssima alternativa. O aplicativo é bom, mas está disponível apenas para Android e só pode ser baixado através do site do Gab (não está presente nas lojas de aplicativos). A versão para desktop cumpre seu papel.

O Gab está disponível apenas em inglês, porém são termos simples, como "home", "login", "logout", "post", etc. Se a rede crescer no Brasil, e tem tendência à isso acontecer, seria interessante uma versão em português, porém, é fácil de usar a versão atual. Até os mais leigos em inglês não terão problemas.

É bem simples e intuitiva. Tem funções de like, deslike, retweet, resposta, novo post e mensagem direta privada. Usa hashtags, tem sistema de busca, notificações, foto do perfil, foto de capa, etc. O básico que toda rede social deve ter, nada fora do comum. Os posts podem ter até 300 carácteres.

Independente das questões políticas que deram visibilidade ao Gab, esta pode ser uma rede social interessante futuramente, uma boa alternativa ao Twitter. Precisa de algumas melhorias e principalmente de mais usuários, porém vale a pena criar uma conta, divulgar e ver até onde a rede vai.

Postar um comentário

0 Comentários